segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O que você vai fazer de diferente no próximo ano?

- Ano Novo, Vida Nova.

A cada 365 dias, ouvimos esta frase. Talvez vinda dos outros, talvez vinda de nós mesmos.
Quando vinda de nós mesmos, normalmente a repetimos mentalmente.
Associamos esta frase certamente aos nossos desejos, ou melhor, ao desejo de realizar nossos sonhos. É como se, simplesmente repetindo-a, ela tivesse o poder de mudar nossas vidas, de nos estimular e animar. E, às vezes, isso até acontece, mas não por muito tempo. Passa-se a primeira semana do ano, a primeira quinzena, o primeiro mês, e você cai novamente na rotina, percebe que de Novo o Ano não tem nada e quem sabe, de Nova a Vida também não.
É normal...
NORMAL????? Para quem????
Quais são seu sonhos? Quais são seus desejos?
Trocar de carro? Trocar de apartamento? Abrir um negócio próprio? Mudar de emprego? Emagrecer? Deixar de fumar? Fazer exercícios físicos? Ou aquela viagem especial? Casar?
O que falta para você realizar esses sonhos?
TODOS NÓS PODEMOS REALIZAR NOSSOS SONHOS, e para isso, não existe nenhum grande segredo. Para realizar um sonho, o primeiro passo é transformá-lo em uma META. Uma META é algo mais concreto do que simplesmente ficar no plano do SONHO.
Isso também não é difícil.
Talvez o mais difícil seja ATINGIR essa META.
Difícil porque existem vários fatores externos (e também internos) que concorrem para que, às vezes, as pessoas não consigam atingir suas metas.
E, quase sempre, na grande maioria das vezes, as pessoas abandonam seus sonhos, suas metas, pelo meio do caminho. Abrem mão de coisas importantes, de se sentirem realizadas, de viver uma vida melhor, simplesmente porque não conseguem CHEGAR LÁ.
E sabe porque?
Por que as pessoas, de uma maneira geral, NÃO SÃO “EXPERTS” EM ATINGIR METAS!!!
Ou melhor: não têm as técnicas necessárias para fazer com que seus objetivos sejam atingidos.
Elas até sabem O QUE querem, mas não sabem COMO fazer para CHEGAR LÁ.
Sendo assim, vou fazer uma pergunta que, aparentemente, não tem nada a ver com o que estamos falando, MAS TEM:
- Porque um time de futebol, de vôlei, de basquete, precisa de um técnico? Porque um jogador de tênis precisa de um técnico?
(Existe uma frase famosa do CEO (Diretor Superintendente) da Google, Eric Schmidt: “Everyone needs a Coach”, ou seja, “Todo mundo precisa de um técnico”).
Por que eles (os atletas) precisam de um técnico, se eles já sabem o que querem? Se eles já sabem jogar?
Simples: eles precisam de um técnico para orientá-los, para montar um programa, uma estratégia, que os faça atingir seus objetivos, que pode ser ganhar um jogo, um campeonato, etc. E para acompanhá-los nesse processo.
Veja um exemplo prático, bem próximo a nós: O tenista brasileiro Guga. Dificilmente ele teria chegado a ser o número 1 no mundo sem a orientação de seu técnico, Larri Passos, que o treinou por 15 anos.
Guga sabia O QUÊ queria, mas seu técnico sabia COMO chegar lá (logicamente isso requereu um trabalho de parceria entre ambos).
Sendo assim, voltando ao que estávamos falando lá em cima e fazendo uma ligação com a frase de Eric Schmidt, PARA ATINGIR SUAS METAS, VOCÊ PRECISA DE UM TÉCNICO.
E a esse “técnico” dá-se o nome de COACH.
Um Coach é um profissional habilitado para ministrar o Coaching, que através do uso de metodologias e técnicas, ajuda as pessoas a definir efetivamente o que elas realmente desejam e as apóiam a mudar do jeito que elas querem. O Coach não dá respostas, pois cada um tem as suas respostas.
Coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades.
Existem algumas modalidades de Coaching, a saber:

Coaching Pessoal
Objetiva a capacitação das pessoas na sua auto-realização, pelo alcance de suas metas, alinhando-as para uma vida equilibrada com seus valores, missão e propósito de vida. A meta a ser trabalhada pode estar em qualquer área da vida da pessoa, como saúde, relacionamentos, espiritualidade, finanças, carreira, administração do tempo, família, etc. O coach vai apoiar o coachee (cliente) na definição da meta, na estratégia para alcançar os resultados almejados e também na superação dos desafios que aparecerem ao longo do caminho. Durante o processo de coaching, o foco é no presente e no futuro, e o coach trabalhará para manter o coachee em ação para que, ao final, ele realize o que se propôs.

Coaching Executivo
Visa a capacitar executivos na sua performance e excelência pessoal e nos negócios. Assiste o executivo na identificação de metas, valores, missão e propósito da empresa no mercado. Também trabalha a clareza da sua missão pessoal e empresarial, objetivando o equilíbrio dos propósitos da empresa, de suas necessidades humanas e dos diferentes papeis vividos na empresa, na família e na sociedade.

Coaching Empresarial
Voltado normalmente para as gerências dentro de uma empresa o coaching empresarial é hoje a melhor ferramenta de continuidade a processos de consultoria e treinamento. Estas atividades agregam valor em um determinado período na empresa, normalmente durante o processo em que estão atuando. Por exemplo, um treinamento de liderança levanta e discute aspectos durante o período de treinamento, mas a continuidade e a implementação destes processos se potencializa com o Coaching Empresarial.

Coaching de equipes
É um processo de construção e desenvolvimento de grupos de trabalho, dentro de um contexto organizacional determinado, com a finalidade de maximizar a sua capacidade de gerar resultados, gerir sua aprendizagem, crescimento e contínua transformação como pessoas, membros de uma equipe e membros da uma organização.

Saiba mais sobre o assunto. Entre em contato:


Antonio Carlos Palmeira Salles
Professional & Personal Coach
Certificação Internacional pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching.

acsalles@evoltraining.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário